A importância de um controle comercial para sua corretora de seguros

Melhores decisões estratégicas para sua corretora de seguros

Diariamente recebemos telefonemas e contatos de pessoas que buscam um programa para gerenciar suas corretoras de seguros. A preocupação costuma ser controle financeiro, baixa de apólices, automação de processos e por aí vai. Estes itens são importantes também, mas infelizmente, poucos pensam no controle comercial. E você, já pensou na importância de um controle comercial para sua corretora de seguros?

Neste artigo mostrarei como o controle comercial é seu melhor amigo na construção de uma corretora de seguros de sucesso.

O controle comercial para sua corretora de seguros irá ajudar a…

Medir os resultados nos diferentes canais de vendas

Medir os resultados nos diferentes canais de venda de sua corretora de segurosVocê pode vender de diversas maneiras e por diferentes canais. Eu te pergunto: Quais são suas principais maneiras de captação de contatos para prospectar seus produtos? Indicação de segurados? Anúncios no Google ou Facebook? Venda cruzada? Parceiros comerciais? Você consegue responder essas perguntas com base no seu “achômetro” ou com dados organizados através de um sistema?

Pois é. Utilizando um sistema que tenha um controle comercial para sua corretora de seguros, você conseguirá medir se aqueles anúncios que você fez no Facebook estão realmente dando resultado. Legal, talvez você saiba que o João te mandou aquela mensagem no Facebook e pediu o orçamento para você… mas ele enviou todos os dados necessários para você orçar? Se você orçou, ele decidiu fechar? Ele chegou a responder? A proposta foi transmitida? A apólice foi emitida? Talvez você consiga medir isto se for apenas o João, mas imagine um grande grupo de pessoas… Não dá, né? Você precisa de algo que organize estes dados!

Um bom sistema que ofereça um controle comercial para sua corretora de seguros irá lhe fornecer um relatório de desempenho mensal para você saber quantas cotações viraram orçamentos, quantos orçamentos foram aceitos e quantos foram recusados, quantas propostas foram transmitidas e quantas apólices foram emitidas. É o que chamamos de taxa de conversão. No processo de venda de um seguro, você pode perder o cliente desde a coleta de dados até a própria emissão da apólice. Então é importante que você tenha um sistema que cuide de todas estas etapas!

Tomar as melhores decisões estratégicas

Melhores decisões estratégicas para sua corretora de segurosUma vez que você tiver a informação dos resultados, você poderá tomar melhores decisões estratégicas. Será que realmente vale a pena continuar atendendo as indicações daquele parceiro? Será que esta abordagem na apresentação de orçamentos está adequada? Com os dados em mãos, você poderá decidir mudar ou anular certas ações dentro da estrutura interna de sua corretora de seguros.

O segredo do sucesso de sua corretora mora aqui. Se você souber analisar os resultados e tomar as decisões corretas, você irá acelerar o crescimento de sua corretora. Como foi dito: o controle comercial é o seu melhor amigo na construção de uma corretora de seguros de sucesso.

Nunca esquecer daqueles que geralmente são esquecidos

Duvido e espero muito que você não esqueça de suas renovações. Se você ainda não tem um sistema, no mínimo uma tabela no excel você deve ter. Estes as corretoras raramente esquecem, Mas e os outros casos?

Nunca esquecer daqueles que geralmente são esquecidos em sua corretora de seguros

Você costuma retornar ligações quando seus clientes não podem atender? você anota o período que ele prefere ser contatado? E aquele seguro que você não fechou este ano porque perdeu para outra corretora, você tenta cotar novamente no ano seguinte? Ou seu ex-segurado fica eternamente esquecido? E aqueles casos em que você demorou para apresentar o orçamento e o seu prospecto já fechou em outra corretora? Você lembra dele no ano seguinte?

Um software com um bom controle comercial para sua corretora de seguros não irá permitir que você esqueça dessas pessoas, criando um fluxo em que tais contatos reapareçam no seu dia-a-dia conforme sua preferência. Nem todo ex-segurado você quer que volte, não é? Então é importante que este fluxo seja opcional.

Conclusão: tenha um controle comercial em sua corretora de seguros

Se você estiver interessado no futuro de sua corretora de seguros e procurando um ótimo controle comercial para sua corretora de seguros, conheça a plataforma de gerenciamento que pode mudar a vida de sua corretora.